Por que 70 anos de jubileu em Pirapama?

A palavra jubileu é utilizada para designar o quinquagésimo aniversário de casamento ou do exercício de uma função- por exemplo: jubileu sacerdotal, jubileu de magistério etc, ou ainda de uma instituição ou empresa. Tem sua origem no latim  iubilum que  significa “grande alegria”. O termo iubilum tanto era usado para designar o grito de guerra ou de vitória quanto o cântico de alegria nas celebrações religiosas. 
Na lei judaica, o jubileu é o “ano seguinte a uma ‘semana de semanas’ de anos. Assim como o sábado é o descanso semanal das pessoas e dos animais, a terra também tem o seu sábado: seis anos são para a semeadura, mas o sétimo ano é de descanso. Após sete períodos de sete anos, o quinquagésimo ano é santificado - este é o ano do jubileu.”
Para o catolicismo o Ano Jubilar acontece a cada 25 anos ou extraordinariamente, conforme a necessidade, e representa uma oportunidade de conversão. Na ocasião, os católicos são chamados ao arrependimento e à penitência, através de celebrações específicas. 
A paróquia de Santana, da localidade de Santana de Traíras, que deu origem à nossa cidade, foi fundada em 1850. Acredita-se que desde então, anualmente, aconteciam as festas em homenagem à padroeira. Para comemorar o centenário da paróquia, o Papa Pio XII expediu uma bula papal autorizando a celebração do Santo Jubileu.  Em outubro de 1949, o Padre Roque Venâncio da Silveira escreveu ao deputado estadual Emílio de Vasconcelos Costa um telegrama com os seguintes dizeres:
Deputado Emilio de Vasconcelos Costa.  
Assembléia Legislativa. BELO HORIZONTE. 
Comunico grande amigo recebi ontem bula da Santa Sé, criando jubileu Santana nesta paróquia dias 16 a 26 julho anualmente. Peço anunciar tão grande acontecimento que é o maior marco catolicismo deste povo bem como demonstrar nossa alegria e gratidão Santo Padre.
Viva Santana! 
Abraços, 
(a). Padre Roque Silveira:.”



Neste ano de 2019, por tanto, a Paróquia de Santana, em Santana de Pirapama(MG) celebra o seu septuagésimo Jubileu de Santana e São Joaquim.

Banner de divulgação do Jubileu de Santana de Pirapama - imagem da internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad