Alguns dados sobre a origem de Santana de Pirapama

A Revista do Arquivo Público Mineiro constitui uma excelente ferramenta para quem deseja conhecer o passado de nosso Estado. Ela "traz a público documentos dos períodos colonial, imperial e republicano, pesquisas e ensaios sobre história e arquivística, notícias bibliográficas referentes aos mais recentes livros sobre o passado mineiro, além de entrevistas com talentosos historiadores de nossa época. Outra importante contribuição da RAPM é a divulgação dos instrumentos de pesquisa que auxiliam no acesso ao acervo da instituição." 

E o bacana é que qualquer pessoa pode ter acesso ao seu acervo. Você pode adquirir uma cópia impressa da revista na sede do Arquivo Público Mineiro localizado na Av. João Pinheiro 372, Lourdes - 30130-186 / Belo Horizonte, MG. Mas, também pode fazer consultas on line no endereço www.siaapm.cultura.mg.gov.br.

Pois bem. A Revista do Arquivo Público mineiro traz muitas informações sobre a história de Santana de Pirapama. 


Você já deve ter ouvido falar que a região onde hoje se localiza a sede do município e os seus arredores já pertenceu ao município de Curvelo, não é verdade?



Rio das Velhas


No site da Prefeitura de Curvelo está escrito que 


"Lá pelos idos dos 1700, baianos e paulistas, dentre outros desbravadores – subindo ou descendo os rios São Francisco e Guaicuí em busca de ouro e outras pedras preciosas –, tinham como pouso as margens do ribeirão Santo Antônio. Alguns decidiram ficar nestas paragens e, em torno de humilde capela, deram início ao núcleo populacional.
Baiano nascido em Rio Real, aqui aportou o Padre Antônio Corvelo de Àvila, cujo nome, em corruptela, passaria a designar a localidade.
Depois de existir como arraial e distrito, designado por outras denominações, Curvelo se desmembrou de Sabará e se tornou município autônomo, por decreto da Regência, de 13 de outubro de 1831, tendo como sede a vila homônima. Em 30 de julho de 1832, foi instalada a Câmara de Vereadores. Em 7 de dezembro do mesmo ano, houve a ereção do Pelourinho, símbolo da autonomia do poder, e, em 15 de novembro de 1875, a sede da comuna, até então vila, elevou-se à categoria de cidade."

Padre Antonio Corvelo de Avila foi um importante líder religioso e político na região, na primeira metade do século XVIII, além de dono de extensas sesmarias. Nas páginas da Revista do Arquivo Público Mineiro encontramos as cartas de sesmarias de Padre Corvelo. Em uma delas, a descrição de suas terras corresponde, em parte, ao território hoje ocupado pelo município de Santana de Pirapama. Veja: 

"(...)Faço saber aos que esta minha Carta de sesmaria virem, que tendo respeito a me representar por sua petição o Padre Antônio Corvello de Ávila, que ele é possuidor de uma Fazenda chamada Santo Antônio do Bananal do Rio das velhas, que povoaram e cultivaram a sua custa de Gado vacuns e cavalares, em aumento dos reais dízimos de S. Magestade, situada no sertão deste Governo comarca de Sabará, que partia do norte com o ribeirão chamado o Bananal e do sul com o ribeirão do pirigo que nascia de trás do morro redondo; e fazia barra no rio das velhas; do nascente com o rio do Cipó, e do poente com o rio das velhas que compreenderia légua e meia de terra em quadra(...)"

É através da Revista que tomamos conhecimento de uma descrição dos limites do distrito de Traíras já no século XIX

"Districto de Trahiras - Esta localidade está situada à margem direita do Rio das Velhas, sobre collinas de pequena elevação, sendo o terreno fertil e pedregoso. Limita-se, ao norte, com o districto do Paraúna; a leste, com o rio Cipó, que o separa do da Conceição; ao sul, com o districto do Pau Grosso; a sudoeste, com o de Jequitibá; a oeste, com o de Santo Antonio da Lagoa, e a noroeste, com o do Cedro. É sede de districto e pertence ao bispado de Diamantina. Com a denominação de Agua Santa há na divisa deste com o districto do Paraúna uma fonte de aguas medicinaes, contendo saes em solucção, não tendo sido porém examinadas e analysadas." (mantida a grafia da época)



Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, os distritos de Traíras e Santo Antônio da Lagoa (atual Lagoa) foram transferidos do município de Curvelo para formar o novo município de Cordisburgo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad