Notícias de Pirapama - em 1952

No ano de 1952 a cidade de Santana de Pirapama vivia "dias de franco progresso cívico-religioso e de grandes melhoramentos. As celebrações da Semana Santa naquele ano ocorreram com "pompa e esplendor". Foram 7000 comunhões, graças às abnegação do vigário, Monsenhor Roque, "que ficava no confessionário até às 1 e 2 horas da madrugada". 

Naquele ano a Escola de Música Santa Cecília, cujo maestro era o Tenente Antônio Ferreira, comemorou o seu primeiro aniversário, com alvorada, missa festiva e "solene sessão à noite, no Cine-Teatro Santana". A Escola de Música Santa Cecília era composta pela Banda  25 de Dezembro, pelo Jazz Tenente Ferreira e pela Orquestra Coro Regina Pacis. 

Outro fato que animava os pirapamenses naquele ano era a construção da ponte sobre o Rio das Velhas. Havia, por causa da construção, "um grande movimento na cidade".

Em 02 de fevereiro havia sido instalado o Posto de Fomento de Algodão. Logo esse órgão entrou em "franco progresso, tendo sido designado o seu chefe o irmão de Monsenhor Roque, sr. Humberto Silveira".

Outros melhoramentos contribuíam para o progresso do município: Posto de Higiene Monsenhor Roque, escolas rurais, escolas noturnas. No Posto de Higiene, o "Dr. Orlando e funcionários" tudo faziam para "atenderem prontamente a população".

Tudo isso ficamos sabendo ao ler uma matéria no jornal "A Estrela Polar" publicado na cidade de Diamantina, Minas Gerais, no dia 12 de maio de 1952.

É nessa mesma matéria que descobrimos que o Monsenhor Roque continuava na luta para obter uma linha telefônica que ligasse as cidades de Santana de Pirapama e Cordisburgo. Ficamos sabendo também que o vigário esperava dotar Pirapama de um Lactário e de um Posto de Puericultura. Para isso era aguardado "o despacho do Departamento da Criança, conforme telegrama daquele órgão". A Sociedade de São Vicente de Paulo já tinha até comprado um terreno "contíguo ao Asilo dos Pobres, para esse fim". 

Por fim, ficamos informados de que em 18 de maio daquele ano, data do aniversário de Monsenhor Roque, Santana de Pirapama receberia mais uma vez a visita do então governador do Estado de Minas Gerais, Sua. Excia. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Na ocasião, ele assistiria a uma missa cantada, almoçaria com o aniversariante e visitaria as obras da Ponte sobre o Rio das Velhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad