Traíras na Gazeta



Uma das poucas construções antigas da cidade de Santana de Pirapama

O jornal "Gazeta de Paraopeba" foi um "semanário independente, consagrado aos interesses do município", que circulou na cidade de Paraopeba, Estado de Minas Gerais, por mais de 40 anos. Seu acervo físico, conservado na Biblioteca Pública Municipal "Agnaldo Edmundo" e os números disponíveis em acervos digitais, tais como o da Biblioteca Nacional, constitui valiosa referência no estudo do cotidiano de Paraopeba e de seus arredores em boa parte do século XX.




A partir de 1945, a Gazeta de Paraopeba passou a publicar notícias e notas sobre Pirapama. O exemplar de número 1877, de 15 de abril de 1945 trouxe a seguinte nota: “ Dessa florescente localidade (antiga Traíras) pertencente ao município de Cordisburgo, publicaremos, doravante, algumas notícias que pessoa amiga nos prometeu remeter. Pirapama muito tem progredido nestes últimos tempos, notadamente depois que está à frente da paróquia o revmo. sr. padre Venâncio Roque da Silveira.” 



Quando o município conquistou sua emancipação política, através da Lei n. 336, de 27 de dezembro de 1948, a Gazeta n. 2070), de 01/01/1949 trouxe em suas páginas, a notícia:

A emancipação de Pirapama pela lei n. 336, de 27 do mês p. findo, do benemérito Governador do Estado, dr. Milton Campos, constitui um acontecimento de alta significação na vida do lugar. 

Pirapama, dispondo de elementos para se tornar independente, recebeu apenas dos altos poderes, o ato de merecida justiça que se esperava e que lhe vem abrir novos horizontes para um progresso de que não se pode duvidar. Isso, não só pelas possibilidades do novo município como também pelo valor de seus filhos, todos cheios de amor por sua terra, tendo à frente, sempre, esse grande baluarte do seu evoluir material, espiritual e intelectual que é o revmo. padre Roque Venâncio da Silveira. Esse sacerdote tem demonstrado a sua dedicação a Pirapama, enfrentando todas as questões que lhe são afetas, como são prova os melhoramentos locais, destes últimos tempos, realizados por s. revcia. 

Hoje, ali se efetuarão imponentes festejos comemorativos do grande acontecimento

Para assistir aos mesmos recebeu êste jornal delicado convite do revmo. padre Roque Venâncio da Silveira.



O convite foi aceito pelo diretor e fundador do jornal, o sr. Manuel Antonio da Silva, também conhecido pelo apelido "Nenê". Vale a pena reproduzir na íntegra o seu relato minucioso das festividades que marcaram as comemorações de momento tão importante na história da nossa cidade. O testemunho foi publicado no dia 16/01/1949, na Gazeta de número 2072:

"SANTANA DE PIRAPAMA

Comemorando, a 1º do corrente, a sua emancipação política e administrativa, a novel e florescente cidade de Santana de Pirapama vibrou de sadio e justo entusiasmo em todas as manifestações festivas ali realizadas. E' que, desde muito, os operosos e inteligentes habitantes da localidade que hoje se constituiu município, nos seus vários ramos de atividade vem demonstrando a sua pujança. Quer na fertilidade de seu solo como na sua exuberante produção, Pirapama sempre se salientou. O povo pirapamense ardentemente almejava o que ora realizou. Deve essa realização naturalmente ao revmo. sr. padre Roque Venâncio da Silveira, que, desde quando assumiu as funções de vigário da paróquia, como um dos mais valorosos soldados de Cristo, fez admirável trabalho espiritual e paralelamente trabalhou sem tréguas pelo progresso material e intelectual do lugar. E, era tudo que ali empreendeu não lhe faltou o concurso popular para vencer, fazendo renascer Pirapama que, até então, vivia esquecida naquele recanto do Estado. A primeira etapa está assim vencida. Agora é necessário marchar para a frente, consolidar o que foi conseguido e que representa para todos, uma grande vitória. 

As festas ali realizadas reuniram na cidade grande número de forasteiros de lugares distantes, sendo escusado dizer-se que toda a população do município se dirigiu à sede, para comemorar a sua data máxima. Desde o dia 31 de Dezembro, conforme o programa organizado, tiveram início as solenidades, a começar pela inauguração da torre e colocação no monumento da imagem de Senhora Santana, ocasião em que falou, eloquentemente, o revmo. padre Roque, vigário da paróquia, que também usou da palavra à chegada da imagem de Nossa Senhora das Graças, atos estes que tiveram a presença de grande massa popular e da harmoniosa corporação musical da cidade.
No dia 1º, Pirapama se engalanou para a sua inauguração como município, vendo-se em todas as ruas, fitas de um a outro lado, com dísticos em homenagem ao dr. Emílio de Vasconcelos Costa, operoso deputado estadual, a vários vultos da política, bem como outras em homenagem às autoridades eclesiásticas. 

Na missa solene celebrada em ação de graças pela emancipação do lugar e com notável assistência, foi feita a oração congratulatória pelo ilustre sacerdote revmo. sr. padre Júlio Gomes de Oliveira, filho de Pirapama. Durante o dia a cidade regurgitava de transeuntes e o regozijo era geral pelo acontecimento que se ia comemorar. A' tarde, ao som da banda musical e ao estrugir de foguetes, chegou, então, a comitiva, constituída dos deputados federais — drs. Juscelino Kubistchek e Vasconcelos Costa; deputado estadual dr. Emilio de Vasconcelos Costa, sua esposa dra. Amanda Brant; Cel. Tito Alvarenga, Rubens Palhares e outras pessoas de destaque. Saudando-a, falou o revmo. padre Roque, ouvindo-se a seguir a palavra admirável dos drs. Juscelino Kubistchek e Vasconcelos Costa.

Às 17 horas, em belo e concorrido préstito rumaram todos para o edifício destinado a Prefeitura. Nessa ocasião, o revmo. padre Roque convidou o povo a assistir a solenidade, e o escrivão de paz, sr. Olavo Ribeiro, procedeu a chamada de representantes de vários lugares e organizações, bem como de autoridades, a tomar assento à mesa. Isto feito, o Juiz de Paz, sr. João Cândido, representando o dr. Pio Pontes, Juiz de Direito da Comarca, com todas as formalidades declarou instalado o município de Santana de Pirapama, ouvindo-se, então, demorada salva de palmas e o nosso sempre maravilhoso Hino Nacional pela banda de música, ao mesmo tempo que muitos vivas eram erguidos a vários e ilustres homens públicos. A seguir, o orador oficial revmo. padre Roque, produziu magnífico e entusiástico discurso que empolgou pela sinceridade de seus sentimentos inspirados no grande amor que consagra a Pirapama. Foi uma oração que a todos impressionou, porquanto nas expressões do virtuoso sacerdote notava-se o júbilo de sua alma de vero amigo daquela terra, peIo acontecimento de que foi o mais denodado pelejador. Várias vezes o padre Roque foi interrompido por grandes aplausos da .multidão.
Seguiram depois com a palavra, em discursos primorosos, os drs. Juscelino Kubitschek, Vasconcelos Costa, Emílio de Vasconcelos Costa, farmacêutico Geraldo Ávila, Alencar Valgas, Rubens Palhares por si e pelo cel. João Batista Alvarenga e d. Maria das Dores Dayrell, diretora do Grupo Escolar.
Terminadas as alocuções, foi, pelo secretário da mesa, lida a ata da instalação do município, que recebeu, a seguir, inúmeras assinaturas.

Realizou-se, depois, o banquete no qual tomaram parte o revmo. padre Roque, os deputados presentes à festa, representantes de Araçaí, Cordisburgo e outros lugares e o diretor da «Gazeta». 
Oferecendo o banquete, falou o sr, Olavo Ribeiro, inteligente escrivão; falaram os srs. Vasconcelos Costa, Juscelino Kubitschek, Emílio de Vasconcelos, dra. Amanda Brant, Rubens Palhares, e, por último, o sr: Ornar de Oliveira, erguendo o brinde de honra ao presidente da República e ao Governador do Estado. 
O dr. Juscelino Kubitschek, agradecendo as delicadas moças de Pirapama, gentilezas que lhe dispensaram durante o banquete, produziu uma oração primorosa na qual revelou os nobres sentimentos de sua alma e a sua grande cultura e facilidade de expressão. 
Findo o banquete dirigiram-se todos para o prédio onde se realizou grande e animado baile. O programa, foi executado com a máxima precisão.

E, ao fecharmos estas notas que oportunamente completaremos em nossas «ligeiras impressões de viagem», queremos dar um testemunho de nosso reconhecimento a todos que ali nos cativaram com suas atenções, notadamente o revmo. sr. padre Roque. E, deixando aqui o nosso ponto final, afirmamos que Pirapama, agora com sua soberba luz elétrica, recentemente inaugurada, tornou-se terra encantada, pois a tudo de importante e belo que ali se observa, junta-se, como coroa, a natural hospitalidade de sua boa gente."

############################




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad