Escreve-se mal no Wattpad. E daí?

Eu não sou formada em Letras, não sou especialista em Língua Portuguesa e conheço apenas as regras básicas de gramática. Talvez por ler bastante adquiri a habilidade de escrever com alguma facilidade e, de modo geral, não cometo erros grotescos.

Nos últimos tempos, com a explosão das Internet e, mais recentemente, das redes sociais, a escrita se tornou a nossa principal ferramenta de comunicação. Hoje, escreve-se e lê-se muito. Ainda bem.  

No entanto, a reclamação geral é de que as pessoas não obedecem as normas da língua, o que resulta em textos mal escritos, erros crassos de concordância verbal e nominal, além de uma ortografia sofrível.

Não podia ser diferente na plataforma Wattpad, na qual, qualquer pessoa pode escrever e divulgar suas histórias. Eu já falei aqui das vantagens dessa plataforma: democratiza o acesso à leitura, dá voz aos escritores iniciantes, funcionam como uma vitrine muito eficiente para os autores.

No Wattpad escrevem pessoas de todas as idades e de todos os níveis de escolaridade. Então, ao lado de textos muito bem escritos estão uma maioria, carregada desde erros simples de digitação (percebe-se que a pessoa sabe grafar corretamente a palavra, apenas foi traída pelo teclado), até erros realmente grotescos, tanto na gramática quanto na forma do texto em si, resultando numa história sem nexo.

Quando eu faço uma menção aqui no blog a livros do Wattpad que li e gostei abstenho-me de fazer qualquer crítica gramatical ou de estilo. Afinal, como disse, não tenho autoridade para isso, não sou especialista no assunto.

No entanto, tenho esperança de que esses escritores adquiram, pelo próprio hábito da escrita, o conhecimento mínimo necessário da língua e, assim, acabem produzindo textos melhores a cada dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad