A inauguração da Fábrica de Manteiga e a visita da Banda

Em primeiro de novembro de 1949 foi inaugurada na cidade de Santana de Pirapama, interior de Minas Gerais, a "importante fábrica de manteiga dos irmãos Palhares". O evento contou com um extenso programa que "foi executado fielmente e com grande entusiasmo" e contou com a presença de autoridades e "forasteiros de vários pontos do Estado."

A participação da Banda de Música Euterpe Santa Luzia foi decisiva para abrilhantar ainda mais a festividade. A "aplaudida organização do Cedro" viajou até a nossa cidade a convite de dois pirapamenhos que, àquela altura, habitavam a vila do Cedro, surgida em torno da Fábrica do Cedro, a mais antiga fábrica de tecidos em atividade no nosso país e que integra a empresa Cedro Têxtil. Esses pirapamenhos, Jaime Joaquim Ribeiro e José Joaquim Ribeiro, deram origem à numerosa família Ribeiro, cujos membros, até hoje, ocupam posições de destaque na cidade de Caetanópolis.

A inauguração da Fábrica de Manteiga Virgínia e a apresentação da Euterpe Santa Luzia em Pirapama foram noticiadas no jornal Gazeta de Paraopeba do dia 13 de novembro de 1949. É nas páginas desse mesmo jornal que ficamos sabendo que no ano de 1953, a  “grande Cia. Cedro e Cachoeira, pela unanimidade dos seus atuais Diretores resolveram ceder (100) cem cavalos de força, para a nossa cidade”. No dia 22 de outubro de 1953, o prefeito João Cândido esteve na Fábrica do Cedro, hoje cidade de Caetanópolis, acompanhado de Monsenhor Roque, para negociar com a empresa e saíram com a promessa de que, em seis meses, os serviços estariam concluídos.


A Banda de Música Euterpe Santa Luzia continua em plena atividade, formando novos músicos, abrilhantando os eventos da cidade e participando de festivais e encontros de bandas de música em todo o Estado, sempre sob a batuta do Maestro Basílio Ribeiro.  Uma de suas mais recentes apresentações pode ser apreciada durante o 14º Festival Cultural Clara Nunes, que acontece em Caetanópolis entre os dias 05 e 18 de agosto de 2019: o tradicional concerto ocorreu na Casa de Cultura Clara Nunes em 11 de agosto. E no domingo, dia 18, a Euterpe fará participação especial na apresentação do Coral Esperanto, na Praça Antonino Pinto Mascarenhas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad