Dicas de escrita para o Wattpad

Um dos principais benefícios do Wattpad é propiciar um espaço para os milhares de escritores e escritoras de talento que não tinham a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Muita gente que começou na plataforma conquistou os leitores e ganhou espaço nas editoras e agora vendem milhares de exemplares de suas obras no formato físico. Assim, contribuem para impulsionar o mercado do livro.

Quem também saiu ganhando foram os leitores, que agora têm acesso gratuito a centenas de obras literárias de todos os estilos: tem romances açucarados, contos, poesia, terror... Os chamados “romances hot”, com muitas cenas de sexo, descritas à exaustão fazem um tremendo sucesso, especialmente entre as leitoras.


Há escritores de todas as idades, níveis de escolarização e experiência. Assim, ao lado de obras muito bem escritas, encontramos outras que embora tenham um enredo bem articulado despertando o interesse do leitor, pecam na forma: erros ortográficos, falhas na acentuação e frases mal articuladas. 

Isso é grave?


É e não é. Explico: respeitar as normas da língua e escrever com coerência e objetividade é condição essencial para ser escritor. Por outro lado, a habilidade de escrever corretamente está relacionada às aulas de Português da escola, mas, também ao hábito da leitura e da escrita. É lendo e escrevendo que se aprende a fazê-lo do modo certo. E o Wattpad é uma excelente ferramenta, que tem como a principal virtude o fato de atrair a atenção de jovens e adolescentes. Boa parte dos que adquirem o hábito da leitura na plataforma estendem-no para outras modalidades de texto, inclusive para os livros físicos.



Tenho lido bastante no Wattpad. E, embora não seja especialista, o hábito da leitura que cultivei desde muito cedo, contribuiu para que adquirisse alguma familiaridade com a língua escrita. Então, como gosto de interagir com os autores das obras que leio, quando esses permitem dou algumas dicas para melhor estruturação de seus textos. Sem didatismo; são apenas sugestões.


Decidi compartilhar algumas dicas aqui no blog. Então, periodicamente publicarei algumas dicas de escritas, baseadas nas minhas leituras no Wattpad. E quem não concordar com elas ou encontrar erros poderá se manifestar aqui nos comentários. Assim, todos nós aprenderemos. E aprender nunca é demais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad