As vantagens e as desvantagens da autopublicação

Você deve estar pensando: esse assunto de novo? Já está assim de blogs abordando o tema da autopublicação, suas vantagens e desvantagens.

Sim, é verdade! Mas, esse pode não ser um assunto novo para você, mas, muita gente que escreve ainda não descobriu as plataformas editoriais e não sabem, por tanto, das oportunidades oferecidas pela autopublicação.

Nesse modelo, o próprio autor prepara o texto, faz a diagramação, inclui todas as informações necessárias, efetua os registros (ISBN, Avctoris, ou outros), cria a capa, publica, divulga. É claro que ele pode contratar profissionais especializados para cada etapa. Mas, como normalmente, escritor possui orçamento reduzido (ou inexistente!), ele mesmo é que acaba fazendo todo o trabalho.




O que tem de bom nisso?
*Você tem total controle sobre todas as etapas de produção do seu livro: desde a fonte a ser utilizada até a imagem da capa, tudo é decidido por você. Então, seu livro vai ter a sua cara. A variedade de aplicativos e recursos disponíveis na web, gratuitos ou com custo reduzido, para tratamento de textos e imagens, permite que você possa fazer várias experiências até encontrar o resultado desejado.

No entanto, tudo isso demanda tempo e muita disposição para aprender a lidar com esses recursos. Então, pelo menos no início, você terá muito trabalho. Trocar ideias com colegas também ajuda bastante. Quando eu estava produzindo o meu livro, “Confissões de uma Trintona Descolada”, por exemplo,  contei com o apoio inestimável da escritora Ellen Savvy.

*Você fica responsável pela divulgação do seu livro: e como principal interessado, não poupará esforços para torná-lo conhecido. A boa notícia é que as redes sociais podem ser suas grandes aliadas nesse processo. Mas, não basta ser conhecido, tem que vender!

Você pode (e deve!) fazer divulgação gratuita, mas, já percebi que nesse caso os resultados não são relevantes ou demoram para aparecer. Não estou dizendo que você não deve criar uma página para sua obra no Facebook. Mas, isso pode não ser suficiente. A página do livro “A Felicidade Não está À Venda”, por exemplo, alcançou 1000 curtidas em pouco tempo, sem que isso tenha se traduzido em vendas expressivas.

Já os anúncios pagos no Facebook e Instagran, por sua vez, dão algum resultado desde que inseridos em uma estratégia mais abrangente e articulada. Aí chegamos em um ponto que considero fundamental para nós, escritores independentes: o domínio de estratégias de marketing. Se queremos vender nossos livros, temos que conhecer o mercado, saber como ele funciona e dominar as ferramentas necessárias para nos comunicar com ele. Mas, isso já é assunto para outro post.




Agora você já conhece algumas vantagens e desvantagens da autopublicação. A partir do próximo post vamos abordar algumas plataformas disponíveis para autopublicação e dar algumas dicas para você tirar o melhor proveito delas. Você já tem experiência com autopublicação? Conte para nós a sua experiência; escreva um comentário:



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