Você é escritor (a)? Então, precisa ler esse artigo

A popularização da Internet colocou em evidência um fenômeno que antes
permanecia oculto: o número relevante de pessoas de todas as idades que leem e escrevem livros das mais diversas naturezas. E esse é apenas um, talvez dos mais importantes, benefícios da rede.

Durante toda a minha infância e adolescência padecia de uma certa solidão, pois sempre cultivei o hábito da leitura e não tinha com quem compartilhar minhas impressões literárias. Afinal, estava longe de ser expressivo o número de pessoas que gostavam de ler. Quando comecei a escrever, então, é que passei a ser encarada como “bicho estranho” mesmo.
Naquele tempo, a opção para quem queria publicar um livro era enviar originais impressos para editoras e rezar para obter uma resposta, o que poderia demorar até um ano ou mais. E rezar ainda mais para que seus originais fossem aprovados. Nem é preciso falar do alto custo com impressão e postagem, não é mesmo?


O candidato a escritor podia também arcar com os custos  de uma gráfica. Mas, isso se tivesse nascido rico ou vendesse um rim, pois, esses custos eram altíssimos! No entanto, os problemas não acabavam aí. Na verdade, esse era só o começo, pois, se vender livros hoje em dia é difícil, antes era uma missão quase impossível.
Por que estou contando tudo isso? Para que você compreenda que, se hoje está difícil para o escritor, antes já foi pior.  Mas, não estou aqui para lamentações. Meu objetivo é mostrar as oportunidades - que são muitas - para quem quer publicar seus livros.
Do que estou falando? Da Amazon, Bubok, Clube de Autores, enfim, das inúmeras opções de autopublicação à disposição dos escritores.
Quando falamos da variedade de opções disponíveis podemos ter a impressão de que é tudo muito fácil e que dá para ganhar relevância como escritor sem muito esforço. Mas, as coisas não são bem assim. Cada plataforma possui atributos específicos, vantagens e desvantagens que precisam ser bem compreendidas para que se alcance o sucesso.
Criamos esse espaço em nosso blog, que é feito para quem lê, para quem escreve e para quem lê e escreve, com o objetivo de conversar sobre as plataformas editoriais, suas características específicas  e como tirar o melhor proveito de cada uma delas.


No próximo artigo abordaremos as vantagens e desvantagens da autopublicação. Então, se você é escritor ou escritora e pretende construir uma carreira sólida e consistente, acompanhe nossas postagens.
Já tem experiência com plataformas editoriais? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo. Tem alguma dúvida? Escreva-a aí embaixo também. Vamos construir juntos esse espaço que é nosso.

oculto: o número relevante de pessoas de todas as idades que leem e escrevem livros das mais diversas naturezas. E esse é apenas um, talvez dos mais importantes, benefícios da rede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad