Aventurando-me por uma fanfic

Capa de "My favorite Mistake"




Normalmente só escrevo aqui sobre livros do wattpad que tenha gostado muito e que gostaria de indicar a leitura. Dessa vez, porém, estou postando o que se pode chamar de leitura crítica. Tanto falaram das fanfictions, que decidi me aventurar pela leitura de uma. Minhas impressões seguem abaixo.


My Favourite Mistake” (“meu erro favorito”, em tradução literal), de Túlio Souza, é um romance adolescente adorável. Sua trama gira em torno das demandas e vivências dos adolescentes: amizades, eventos sociais, colégio, amores…


A história é ambientada nos Estados Unidos (mais uma!). O protagonista, filho de um cineasta famoso, cansado de viver cercado de luxo e com todas as mordomias sonhadas por qualquer adolescente, decide deixar a casa do pai, em Los Angeles e ir viver em uma cidadezinha de Ohio, com a mãe, o padrasto e o meio irmão. Lá, entra para um colégio novo, faz novas amizades e vai viver as aventuras contadas no livro.

O enredo tem tudo para agradar ao público adolescente e o autor se esforça para criar uma trama verossímil. No entanto, há alguns pontos a se considerar. A história começa com o protagonista acordando em algum lugar acompanhado de uma garota seminua. Ao sair esbarra-se com um amigo, o qual lhe pede carona. Os dois deixam o local e vão para suas respectivas casas, situadas em um mesmo condomínio luxuoso. Quem é a garota? Qual a relação do protagonista com a mesma?

É fato que estamos mergulhados em uma cultura que privilegie os relacionamentos superficiais. Ainda assim, dormir com outra pessoa exige um mínimo de consideração. E em todo o livro nunca mais se ouviu falar da garota. Ainda que se trate de uma ficção, fazer apologia a esse tipo de relacionamento entre pessoas em nada engrandece o livro.

Os relacionamentos são superficiais também na família de Niall, o protagonista. E, aparentemente, nas famílias dos demais personagens. Os adolescentes mal falam com seus pais e os conflitos, tão comuns em famílias com membros adolescentes, nem chegam a aflorar de verdade. Até acontece uma “explosão”, aparentemente sem sentido, de Niall com seu padrasto, mas não há um aprofundamento da questão. Romances adolescentes não têm necessariamente que tratar do conflito de gerações (isso é um clichê e entendo que o autor quis fugir dele). Mas, é no mínimo estranha a superficialidade com que os relacionamentos são tratados no livro.

O único relacionamento que é mostrado com alguma profundidade é o do protagonista com sua namorada. Nem podia ser diferente, pois esse é o mote do livro. E o autor é muito feliz em recriar o estranhamento, as inseguranças e a doçura de um romance adolescente. É com a sua namorada que o protagonista mostra seu lado terno, às vezes inseguro, verdadeiramente humano.


Falta profundidade na construção dos personagens e na criação do enredo. Mas, isso não chega a ser um pecado quando consideramos que esse é um livro escrito por um adolescente e por se tratar de uma fanfiction. O que vale aqui é o esforço que essa garotada vem fazendo para escrever boas histórias. Já podemos perceber pelo menos um grande ganho: o contato inevitável dessa galera com a linguagem escrita.


Agora você já pode ler as confissões completas da Trintona Descolada.

Comentários

  1. MEU DEUS! Tô tentando processar o fato da minha fic estar sendo abordada aqui, volto em breve. Kkk isso é no mínimo louco, ptz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad