Aprendi com meus pais

Duas lições importantes aprendi com meus pais, pessoas simples e sem muita instrução, porém de uma sabedoria incrível. 

Com minha mãe aprendi a valorizar a independência financeira feminina. Hoje, a maioria das mulheres trabalha fora, tem a sua própria renda, isso parece irrelevante. Mas, até bem pouco tempo não era assim. Cresci rodeada de mulheres submissas, donas de casa, que criavam suas filhas para casar. Boa parte de minhas amiguinhas foram criadas assim. Morávamos na zona rural, distante dos grandes centros. 

Minha mãe fez crescer em mim, desde muito cedo, o desejo de ter minha própria profissão, a minha independência. A saída, então, era frequentar a escola. Ainda muito cedo, por volta dos dez anos, minha rotina era seguinte: levantar às quatro e meia da manhã, caminhar durante duas horas, atravessar um rio de canoa, enfrentar chuva, poeira ou frio para chegar à escola às sete horas. Após a aula, outra caminhada de duas horas de volta para casa. Muitas pessoas não acreditavam que eu pudesse continuar os estudos até me formar, apostavam em minha desistência, as dificuldades eram inúmeras... No entanto, fui vencendo ano a ano, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio... 
Aí veio a faculdade e esse também não foi um período fácil. Tive que abrir mão de muita coisa que todo adolescente gosta. Não tinha ânimo para sair à noite, pois estava sempre cansada. Comecei a trabalhar e todo o meu salário era para pagar a faculdade, não dava para comprar roupas, sapatos, essas coisas que toda jovem gosta. Mas, eu não conseguia ver as dificuldades. Apenas vislumbrava o futuro, a possibilidade de poder comprar tudo isso depois. E de poder viajar, comprar livros, ajudar a outras pessoas.
O que aprendi om meus pais, procuro ensinar à minha filha

Com o meu pai aprendi que o mundo é grande e podemos ser donos desse mundo. Como já disse morávamos na zona rural, distante dos grandes centros. Mas, o esforço de meu pai sempre foi para que vencêssemos o isolamento. Sempre fomos instigados a buscar novos lugares, novas alternativas de vida.  Ele era muito criticado, porque viajávamos constantemente. Nossa casa era muito simples, faltavam muitos recursos, mas, meu pai sempre reservava algum dinheiro para uma pequena viagem.  Acho que isso despertou em meu irmão e em mim o interesse em conhecer esse mundo grande. Não ficamos restritos à comunidade, tornamo-nos cidadãos do mundo.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad