Armas, Germes e Aço - Jared Diamond

Comecei a ler ontem o livro “Armas, Germes e Aço: os destinos das sociedades humanas” de Jared Diamond.

Na verdade, eu o havia comprado em 2011 na loja da livraria Nobel que existia no Shopping Sete Lagoas (MG), mas ainda não tivera oportunidade de lê-lo.

Eu sou assim: vou comprando os livros, pois, não resisto. Compro pelo menos dois livros todo mês. Alguns são lidos imediatamente. Outros ficam aguardando o momento oportuno. E esse momento sempre chega!

O autor se propõe a responder uma pergunta feito por um nativo da Nova Guiné, notável político local chamado Yali. Ele queria saber por que algumas sociedades produzem mais artefatos, tecnologias, etc. do que outras. Pergunta de difícil resposta, pois, afinal, são muitos os fatores que contribuem para que uma sociedade se desenvolva mais que outras.

Mesmo nos tempos atuais marcados pela globalização e pela disseminação rápida de informações proporcionadas pela Internet, há um contraste profundo entre as várias sociedades em todo o mundo e mesmo dentro de cada uma delas.

Para tentar responder à pergunta de Yali, Jared Diamond promove “uma intrigante revisão da evolução dos povos, em uma viagem através de 13.000 anos de história dos continentes”.

Espero acompanhá-lo nessa viagem pelas próximas semanas. Aguardem relatórios desse meu mergulho na descoberta dos destinos das sociedades Humanas!

      

Diamond, Jared M. Armas, Germes e Aço: os destinos das sociedades humanas. Tradução de Nota Assessoria, Silvia de Souza Costa- 12ª ed.- Rio de Janeiro: Record, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad