O que você fez por você hoje?



Trabalhei em uma grande empresa do mercado financeiro durante muitos anos. E nesse tempo era obrigada a envidar todos os esforços para cumprir metas altíssimas que me eram impostas pelos meus superiores.

Por algum tempo odiei aquelas metas que me faziam trabalhar desesperadamente para cumpri-las. Elas eram a razão de minhas dores no estômago, da minha insônia, da constante sensação de insegurança durante todo o semestre.

Quando chegava o final do semestre sentia um alívio e um prazer indescritível ao perceber que conseguira conduzir bem a minha equipe e que havíamos cumprido as metas estabelecidas. Como prêmio ganhávamos um jantar ou algo parecido.

Mas, isso foi só nos primeiros semestres. Porque com o passar do tempo percebi que a alegria da conquista durava muito pouco. Afinal, no primeiro dia do mês seguinte (julho ou janeiro) começava um novo semestre e toda a correria para  conquistar as novas metas. Aquilo que havíamos feito até então deixava de ter qualquer relevância. Ia começar tudo de novo.

Dá para entender porque eu tinha tanta ojeriza pelas metas.

Mas, aprendi uma coisa. Não dá para viver sem metas. Tudo bem, elas não precisam ser abusivas. Nem precisam “zerar” a cada semestre, de modo a anular tudo o que foi feito no período anterior.

Mas, elas são balizadores de nosso desempenho. Não só no campo profissional, mas, em todos os aspectos da nossa vida.

Quando eu me vi sem o meu trabalho, doente e perdida me impus uma meta: fazer algo por mim mesma todos os dias da minha vida.

Você deve estar se perguntando: mas, tudo o que fazemos não é por nós mesmos? Nem sempre. Você dorme, acorda , se alimenta, vai ao trabalho, comparece a eventos sociais, enfim, realiza várias atividades no seu dia-a-dia.

Mas, qual dessas atividades foi planejada e executada para o seu bem estar? Qual dessas tarefas foi pensada para lhe dar prazer? O que você fez hoje e que vai contribuir de forma decisiva para o seu desenvolvimento, para melhorar suas condições de vida daqui um tempo?

O que você fez por você hoje?

No meu caso, decidi que ia aprender algo novo, encontrar novos hobbies, ampliar meus horizontes, buscar o autoconhecimento. Eu estava com tempo livre já que estava sem emprego. No entanto, e por esse mesmo motivo, estava sem dinheiro. E as minhas condições de saúde não eram das melhores.

Encontrei na Internet uma oportunidade de fazer cursos de graça, ler blogs e artigos bem variados e até ensinar o que sei. Fiz cursos em diferentes áreas, explorei espaços antes inimagináveis por mim na rede e foi assim que descobri a Amazon e a oportunidade de escrever as “Lições da Terapia: como se livrar de comportamentos paralisantes e levar uma vida leve e produtiva”. Nesse ebook procuro mostrar como a busca pelo autoconhecimento transformou minha vida.

Capa do ebook "Lições da Terapia", de Magna Santos


Desde então, estabeleci uma meta para mim: todos os dias faço algo, ainda que singelo, por mim. Algo que me torne melhor ou que me faça me sentir cuidada.  Pode ser tirar um tempinho para ler; pode ser ouvir uma música que me traga boas lembranças. Quase sempre faço uma caminhada. Mas, se não dá, subo por uns 20 minutos no aparelho que tenho em casa e que simula uma caminhada.

Faço uma faxina os meus livros e descubro um do qual nem me lembrava mais e que preciso relê-lo. E principalmente, aprendo todo dia uma coisa nova. E mais: eu me obrigo a prestar contas para mim mesma, diariamente antes de dormir. Minha última tarefa antes de fechar os olhos é responder, com honestidade,  a seguinte pergunta: o que eu fiz por mim hoje?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad