Crise? Que crise?

O assunto do dia é, mais uma vez, a crise. O país está em crise; não se investe, o desemprego aumenta; não se consome; o ciclo se fecha. A crise fica cada vez mais aguda.

A crise política, fruto da incapacidade do governo de reger adequadamente a economia, é também consequência das denúncias de corrupção, da existência uma oposição incapaz de se impor efetivamente nas apurações das denúncias.

A Crise Econômica paralisa o país; até quando?


Crise econômica...Crise política.... É só o que ouço no rádio, vejo na TV, leio nos jornais e na internet.
No entanto, estou a caminho do trabalho; e o que vejo?
Vejo pessoas saindo cedo de casa, cumprindo suas jornadas de trabalho. Vejo casas sendo reformadas, outras construídas. Vejo um loteamento sendo lançado às margens da BR 040.
Duas conhecidas abriram recentemente um brechó on line. Estão aproveitando um nicho que surgiu com a crise. Quem não pode pagar por uma peça de roupa ou acessório novo compra usado pela metade do preço. Quem, por sua vez, tem peças guardadas em casa, as quais não usam mais, aproveitam para ganhar um dinheirinho. Minhas amigas se sustentam e a suas famílias com o novo negócio.
A economia é dinâmica: um setor que estava em ascensão ainda ontem, hoje entra em crise; outros nichos aparecem.
Não se trata de fingir que está tudo bem. Trata-se de transformar as ameaças em oportunidades. Mas, para isso é preciso estar preparado: estudar, acompanhar as tendências, ter alguma ousadia e disciplina. O que não dá pra fazer é ficar reclamando, sem tomar uma atitude.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad