#AFelicidadeNãoEstáAVenda!



 

Quando os historiadores escreverem a história de nosso tempo se referirão a esse como o tempo da violência. Nunca a vida (o ou fim dela) foi tão banal. Essa é a impressão que temos. Nós que nascemos nas décadas de 40, 50, 60 e 70 do século XX e crescemos nas cidades pacatas do interior brasileiro.

                                                  (...)

 

De 2002 para cá a violência só aumentou. Nas escolas e nas ruas. Nas cidades grandes e pequenas e até nas comunidades rurais. As instituições brasileiras falharam na missão de educar as crianças e jovens, de garantir os direitos do cidadão. Nesse tempo, o país experimentou crescimento econômico, redução da pobreza e até a melhoria de alguns indicadores sociais.

 Mas, a violência se espalhou numa velocidade espantosa. Poderíamos fazer uma extensa lista dos motivos que levaram a isso. Mas, um é fundamental: a inadequação da nossa legislação penal. Isso agravado pela incapacidade das instâncias governamentais de aplicarem as leis existentes. O resultado é que a impunidade impera e as pessoas se sentem acuadas. Mesmo se cercando de mecanismos como sistemas de monitoramento nas casas e em algumas ruas, grades, portões eletrônicos, alarmes não é possível se sentir seguros mesmo no interior das residências. Muitas cidades pequenas perderam aquela aura bucólica comum até bem pouco tempo. Vivem assoladas por assaltos, explosões de caixas eletrônicos, tráfico de drogas.

O efetivo policial quase sempre é insuficiente para enfrentar essa onda de violência. Além disso, a facilidade de acesso e, consequentemente, de fuga e a facilidade de comunicação trazida pelos celulares e sinal de internet deixaram essas cidades muito vulneráveis.
 
 
http://www.alterosa.com.br/app/belo-horizonte/videos/2015/05/13/interna-videos,25338/presos-suspeitos-de-sequestrar-filha-de-bancaria-em-caetanopolis.shtml#.VgBf0u9RHIU
 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad