Sustentabilidade e Educação
Sustentabilidade
e Educação
Um
dos temas mais debatidos nos últimos tempos é a questão da Sustentabilidade.
Por todos os lados surgem negócios e empresas sustentáveis; os indivíduos estão
preocupados em adotarem um modelo de vida mais sustentável. Parece mais uma
expressão da moda.
Mas, os constantes desastres ambientais, as
profundas desigualdades sociais, a consciência de que os recursos naturais não
são infinitos, a violência extrema, e outros sérios problemas da atualidade
sinalizam para a necessidade de se rever a forma como o ser humano vem ocupando
o Planeta Terra, especialmente nos últimos séculos.
As organizações percebem a
cada dia que sua sobrevivência depende da forma como lida com seus
stakeholders; conscientizam-se da importância de se rever seus processos
produtivos. Os governos se percebem frágeis diante da pressão exercida pelas
desigualdades sociais. Os indivíduos descobrem que a acumulação de bens e
riquezas, por si só, não garantem a realização pessoal e a sobrevivência em um
mundo tão conturbado. JACOBI (2003), afirma que o tema da sustentabilidade “implica
a necessidade de se multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento
do direito ao acesso à informação e à educação ambiental em uma perspectiva
integradora”. Ele afirma ainda que “a problemática da sustentabilidade assume
neste novo século um papel central na reflexão sobre as dimensões do
desenvolvimento e das alternativas que se configuram” (JACOBI, 2003)
Mais do que um modismo, a
sustentabilidade deve permear desde nossas ações do dia-a-dia até o
estabelecimento de programas de governos e políticas públicas e o planejamento
estratégico das organizações. Reverter a ordem atual, marcada pela imensa crise
ambiental, social e política na qual o Planeta encontra-se mergulhado depende
da parceria entre os cidadãos, os governos e as organizações. Trata-se de agir
localmente pensando nas implicações globais de nossas atitudes. E a Educação
tem um papel preponderante nesse processo: um novo olhar sobre o processo
educativo se faz necessário. Novos paradigmas deverão ser assumidos pelos
profissionais da Educação, os quais deverão protagonizar esse processo de
mudança.
.
O
conceito de desenvolvimento sustentável
O
conceito de desenvolvimento sustentável como sendo aquele modelo de
desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades,
surgiu em 1987 em um documento intitulado “Nosso Futuro Comum”, elaborado pela
Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e desenvolvimento. Essa comissão foi
criada pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de examinar as
questões críticas sobre o meio ambiente e formular propostas realísticas para
abordá-las, além de propor formas de cooperação internacional nesse campo,
dentre outras.
O processo de
desenvolvimento sustentável deve considerar três aspectos: viabilidade
econômica, correção ecológica e justiça social, sempre se respeitando a
diversidade cultural. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade remetem à
necessidade de uma nova forma de interação com os recursos naturais e com as
outras pessoas, de modo a se garantir a permanência do ser humano sobre o
Planeta Terra.
A
relação entre Educação e Sustentabilidade
É
impossível pensar o desenvolvimento sustentável de uma localidade sem
considerar o papel da Educação nesse processo. O nível de escolarização de um
povo e, principalmente, o modo como se dá esse processo de escolarização
determina o modo como esse povo interage com seu meio ambiente e estrutura as
suas relações sociais. Gregório Benfica, em seu artigo “Sustentabilidade de
Educação”, afirma que “tornou-se consenso relacionar Educação e
desenvolvimento, de tal forma que determinados modelos de desenvolvimento e/ou
objetivos econômicos direcionam as políticas educacionais”. Sendo assim,
segundo o autor, “desenvolvimento sustentável exige um novo modelo educacional.
Esse novo modelo deverá contribuir para a formação de uma consciência
ecológica”.
1- A
Educação como estratégia para o aumento da renda e melhora das condições
sociais:
Melhorar os níveis de
escolarização contribui para o aumento da renda e, consequentemente das
condições sociais das pessoas. Daí a necessidade da inclusão escolar e
qualidade do ensino. Questões como empreendedorismo e consumo consciente devem
permear o processo educativo desde as séries iniciais. As organizações devem
preocupar-se com a formação de seus colaboradores, aos governos cabe oferecer
Educação de qualidade e para o cidadão fica o papel de garantir seu direito à
essa Educação através da mobilização e da conscientização.
Uma pesquisa feita com
alunos de 40 instituições de ensino superior da região metropolitana de São
Paulo, citada pela Revista de Ensino superior, por exemplo, mostra que a renda
dos estudantes cresce em média 56% durante a realização do curso. O desemprego
também diminui na medida em que os estudos avançam. Na pesquisa citada, 48% dos
estudantes do primeiro ano do Ensino Superior declararam ter algum tipo de
trabalho remunerado. Esse índice sobe para 69% entre os alunos dos últimos
anos.
2- A
Educação como estratégia para melhor compreensão dos fenômenos naturais e das
conseqüências das ações do ser humano sobre o planeta Terra:
A maior
parcela da população mundial vive atualmente nas cidades, cujo crescimento
acelerado ocorreu sem planejamento. A urbanização e a industrialização
acarretaram uma degradação das condições de vida e uma crise ambiental. Urge
rever a forma como a humanidade lida com os recursos naturais, já que os mesmos
não são infinitos. Nesse processo, a Educação pode contribuir na criação de
tecnologias mais limpas para a produção de novos materiais e de
reaproveitamento de materiais já existentes. Investimentos em Educação e em
pesquisa proporcionarão a utilização de matrizes energéticas limpas, não
poluidoras.
3-
A Educação como estratégia para o
entendimento da relação entre o respeito à diversidade cultural e a promoção da
justiça social.
O processo educativo pode
contribuir para uma melhor convivência entre os povos e entre os diferentes em
uma sociedade. A escola, em seus diferentes graus de ensino pode proporcionar o
conhecimento e reconhecimento das culturas tradicionais e promover uma
sociedade mais justa, onde os cidadãos têm reconhecidos os seus direitos e
estejam aptos a cumprirem seus deveres.
Conclusão
É impossível pensar o
desenvolvimento sustentável do Planeta Terra sem a contribuição da Educação. As
pessoas e entidades envolvidas com o processo educativo devem se conscientizar
de seu papel fundamental nesse processo. E a sociedade, por sua vez, deve reconhecer
a escola e os educadores como parceiros essenciais nesse processo,
valorizando-os e apoiando-os.
BENFICA,
Gregório. Sustentabilidade e Educação.
Disponível em http://www.seara.uneb.br/sumario/professores/gregoriobenfica.pdf, acesso em 29/11/10.
JACOBI, Pedro.
Educação Ambiental, cidadania e
sustentabilidade.Cadernos de Pesquisa nº 118, p.189-205, março/2003.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf, acesso em 30/11/2010.
12/12/2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Mundial_sobre_Meio_Ambiente_e_Desenvolvimento, acesso em 12/12/2010
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