Caetanópolis, a terra de Clara Nunes


No mês de novembro de 2002, foi inaugurada uma agência do Banco do Brasil na cidade de Caetanópolis, interior do Estado de Minas Gerais. A data foi marcada por uma exposição de fotos e textos sobre a cantora Clara Nunes. Quando cheguei à cidade dois meses depois, para tomar posse como funcionária do Banco, encontrei vestígios daquela exposição. 


Naquele tempo, o Bar Redondo, situado na praça Antonino Pinto Mascarenhas, bem em frente à agência bancária, era comandado pelo Cilão. Toda sexta-feira, ao sair do trabalho, eu me deparava com as mesas espalhadas pela praça, esperando os clientes da happy hour ao som das músicas da cantora. Até então, eu sabia muito pouco sobre ela. Tinha alguma lembrança da comoção causada pela sua morte precoce. Minha tia era sua fã e acompanhou todo o drama do período de internação, morte e funerais da grande artista, pelo "radinho" de pilha.

Mas, então, fui morar em Caetanópolis e tive a dimensão do tamanho da mulher que cantou o Brasil em sua essência. Os caetanopolitanos têm orgulho de sua estrela maior e muita disponibilidade para falar sobre ela. Conhecem os fatos de sua vida e cantam as dezenas de músicas de seu repertório. Aprendi a admirar a Clara Nunes; e tê-la como referência em minha vida.

No ano de 2005 aconteceu em Caetanópolis o Primeiro Festival Cultural Clara Nunes. Desde então, todos os anos, no mês de agosto, a cidade vira um grande palco da cultura. A Casa de Cultura Clara Nunes abre suas portas para a música, para o teatro, dança e outras formas de arte. A praça Antonino Pinto Mascarenhas recebe shows de artistas consagrados e talentos locais.




A cidade possui a Casa de Cultura Clara Nunes e o Memorial Clara Nunes. E no período natalino, quando as folias de reis e pastorinhas tomam conta das ruas, a memória de Clara é evocada. Afinal, seu pai foi folião de reis e sua voz foi ouvida primeiro em um grupo de pastorinhas, quando ela era ainda uma criança.
Casa de Cultura Clara Nunes - Caetanópolis(MG)

Foi na cidade do Rio de Janeiro que a Voz entoou em toda a sua plenitude. E sua dona tornou-se conhecida no mundo inteiro. E tornou-se também a grande diva do samba. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, a sua escola do coração.

Nesta noite, a cidade de Caetanópolis, em Minas Gerais, está em festa. Não é dia de folia de reis ou de pastorinhas. Ainda não chegou o mês de agosto, o mês do Festival Cultural Clara Nunes. É carnaval, dia de desfile da Portela. E a Portela, neste ano de 2019, homenageia uma de suas grandes figuras, a cantora que é a grande figura da história da cidadezinha mineira.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad