Ficção Histórica ou Romance Histórico?

Foi explorando o Wattpad que tomei conhecimento de um gênero literário chamado ficção histórica. Como já disse, não sou especialista em Literatura, mas, como leitora já me tinha me deparado com o romance de época, por exemplo. Aliás, esse é um gênero que adoro. Mas, de ficção histórica nunca tinha ouvido falar.

Então, mais uma vez fui buscar ajuda na Wikipédia e descobri a seguinte definição para ficção histórica:

“Ficção histórica ou drama histórico é um sub-gênero de ficção que retrata muitas vezes figuras ou eventos históricos. Gênero histórico mas ao mesmo tempo fictício, faz uma honesta tentativa de capturar o espírito, as condições sociais da pessoa ou da época, que representam a atenção ao pormenor e fidelidade. Ficção histórica é encontrada em livros, revistas, arte, televisão, filmes, jogos, teatro, e em outros meios de comunicação social.”

Ou seja, é ficção (como o próprio nome diz), tenta reproduzir a atmosfera de uma determinada época, pode ou não envolver personagens reais, mas, sempre em uma trama fictícia.

Muito parecida, por tanto, com um romance de época, não é verdade? O que os diferencia de fato é que uma ficção histórica não possui necessariamente o atributo essencial de  um romance: uma história de amor central, com um final satisfatório do ponto de vista emocional.

O site Livros e Fuxicos faz a seguinte distinção entre ficção histórica e romance histórico:

Ficção Histórica: obras que focam em determinados períodos e fatos históricos (e que podem ter romance desde que ele seja uma subtrama);

Romances Históricos: obras ambientadas em um período anterior a 1950 (Fonte) e que usam um determinado pano de fundo para descrever um romance.”

Capa de "Uma História Bárbara"

No Wattpad existem vários exemplos de bons livros de ficção histórica. E um deles é, certamente, o ótimo “Uma História Bárbara”, escrito por Érika Batista e Karen Felsky. Uso perfeito da Língua Portuguesa, coerência e fidelidade à reconstrução da época são atributos desse livro e demonstram que ele é resultado de uma caprichada pesquisa.

A história começa quando o filha mais velha do chefe de uma aldeia goda abraça a fé cristã, em meados do século I d.C. Além disso, ela não está nem um pouco disposta a se casar com o noivo escolhido para ela. Mais que isso: ela acaba se envolvendo com com outro rapaz, o qual não reunia as características necessárias para chefiar a aldeia futuramente.

Mas, o livro não trata simplesmente de intrigas de aldeia. A história, que começa de certa forma despretensiosa, toma proporções inimagináveis quando o casal é obrigado a deixar a aldeia e sair pelo mundo. Logo em seguida, a aldeia é invadida, mudando para sempre a vida de seus habitantes. Ou, pelo menos daqueles que sobreviveram.

Da diáspora à volta e reconstrução da aldeia, os personagens mantém com outros povos e têm a oportunidade de aprender na convivência com diferentes culturas, nos fazendo desconfiar de que o fenômeno “globalização” não seja assim tão recente, como querem nos fazer acreditar. As aventuras narradas no livro servem como pano de fundo para disseminação dos valores do Cristianismo e até chego a crer que a verdadeira (e principal) intenção das autoras é justamente contar como se deu a expansão da religião cristã nos primeiros tempos.

O fato é que, nos últimos meses, acompanhei diariamente - como se acompanha uma novela na TV - as postagens dessa história no Wattpad. Agora ela está lá - completinha - mas, não sei por quanto tempo. Por que não aproveita você também e vai lá dar uma conferida nessa história que está destinada a se tornar um best seller? Depois é só vir aqui embaixo e contar o que achou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad