Johaben: Diário de um Construtor do Templo

Nesta semana acabei de ler “Johaben: diário de um construtor do templo”, primeiro romance da Trilogia do Templo, de Z. Rodrix, editado pela Editora Record. Confesso que já estou ansiosa pelos demais volumes da trilogia.

Sabe quando uma leitura marca tanto a gente que nos pegamos pensando na história em vários momentos do dia? Quando a gente mal pode esperar para ter um tempinho e retomar a leitura?
Foi assim que me senti durante toda a semana!!!

O livro conta a história de Joab (que depois se torna Johaben) “ filho órfão de um soldado fenício, sem compreender por que é guindado por seu tio Jubal, o coxo, a uma posição invejável entre os comerciantes de Tiro. Buscando um deus que possa chamar de seu, se vê enredado na armadilha de um destino artificialmente criado, e acaba por encontrar como único refúgio a cidade de Jerusalém, onde trabalha como operário na construção do Templo de Salomão. ”
O que se aprende, embora o romance seja desprovido de didatismo (ainda bem!) é que sem sofrimento não há crescimento pessoal. Enquanto Joab conhece apenas o sucesso leva uma vida superficial. Ao se deparar, involuntariamente, com as adversidades, o personagem inicia uma fascinante viagem em busca de sua essência, de sua verdade. Torna-se construtor do Templo de Salomão e, enquanto o constrói vivencia um intenso processo de construção de si mesmo enquanto Ser Humano filho de Deus. Nesse processo ele conhece a compaixão, a humildade, a amizade verdadeira, o sentimento de pertencimento a um grupo.O livro mostra os primórdios da Maçonaria, seus preceitos e rituais, sua existência em sigilo e suas senhas secretas.

“O que ‘Johaben: Diário de um Construtor do Templo’ tem de mais cativante é que as descobertas do protagonista, a solução dos enigmas com que se depara ou a submissão ao poder dos mistérios que devem permanecer como tal são também momentos de uma história encantadora... e encantada”.  (Luiz Antonio Aguiar)


O volume 2 é “Zorobabel: Reconstruindo o Templo”. Mal posso esperar para lê-lo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caetanópolis, a terra de Clara Nunes

Folia de Reis no interior de Minas Gerais - "Passos"

Surpresa e emoção em romance do Wattpad